quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Leão Atento e Preocupado

Aos Leões do Norte,
Têm chegado ao meu conhecimento os sentimentos de tristeza e desolação que actualmente grassam em toda a nossa família Sportinguista, motivados essencialmente pela falta de resultados positivos e pela descrença provocada em relação ao futuro.
Esses sentimentos são normalmente acompanhados por um coro de reflexões, que se traduzem na maioria dos casos em críticas acérrimas, de vária índole, que embora legítimas, deixam transparecer o amor e orgulho de verdadeiros leões feridos.
Pelo respeito e compreensão que todas essas variadíssimas opiniões me merecem, ou algumas atitudes assumidas que repudio, não me atrevo sequer a comentá-las.
Contudo, entendo que o estatuto conseguido pela dedicação e trabalho, que desinteressadamente ao longo dos últimos 30 anos, sempre dei ao nosso SPORTING, aliado às responsabilidades que tive e ao acompanhamento que faço da vida do Clube, permitem-me e obrigam-me até, a que partilhe com racionalidade a visão que tenho sobre o momento agitado que vivemos.
Assim, deixem-me que reconverta essas reflexões centradas unicamente na nossa equipa de futebol e as transforme nas razões de fundo que nos conduziram até esta previsível crise.
Então vejamos:
1. Há 14 anos que o SPORTING mudou totalmente o seu rumo.
2. Venderam-nos um projecto, que quase todos acreditamos, e se tornou numa ilusão. Foi um flop.
3. Quando se perspectivaram os primeiros sinais desse fracasso, foi ver os responsáveis a tentarem e conseguirem sair para fugir às responsabilidades.
4. Para esse efeito, inventaram-se umas quantas cooptações.

Agora, vamos às razões que raramente vejo questionar e que no meu entendimento deveriam ser a génese das preocupações de todos os Sportinguistas, ou seja:

· Quais as verdadeiras causas que nos fizeram chegar a este ponto?
· Porque será que o SPORTING deixou de ter condições económico-financeiras para poder investir?
· Como chegamos a esta situação?
· Será que os actos de gestão do Clube, durante este largo período, foram os mais correctos?
· Será que a venda dos terrenos do estádio antigo, transaccionados por 11 milhões de contos, terá sido efectuada nas melhores condições e preço?
· A expectativa deste negócio não admitia um valor de venda equivalente aos custos do novo estádio?
· Porque terá a Academia custado mais do dobro do valor orçamentado?
· Porque continuamos a ter um défice permanente de exploração?
· Quando conseguiremos ver-nos livres definitivamente das responsabilidades bancárias assumidas para a construção do novo estádio?
Nestas respostas, certamente encontraremos as razões principais de todo o nosso descontentamento. Em casa que não há pão, todos ralham e todos com razão.
Hoje critica-se com veemência o treinador Paulo Bento. Sou dos que reconheço que um treinador para a nossa equipa de futebol deverá ser essencialmente um bom gestor de Recursos Humanos. A maioria dos nossos jogadores têm obrigação de já possuírem formação futebolística. E, sinceramente nem sei se o Paulo Bento reunirá as condições indispensáveis.
Mas, já pensaram quais os montantes salariais de um treinador de nomeada, com curriculum feito, no caso de o SPORTING ter de ir ao mercado?
Todas as decisões, passam sempre pelo velho problema do dinheiro ou da falta dele. E o SPORTING não escapa desta regra. Seja na escolha do treinador, seja dos jogadores ou dos mais modestos colaboradores.
Atendendo à situação que nos criaram, só nos resta o aproveitamento dos atletas oriundos da Academia ou algumas das sobras dos outros clubes e se possível até por empréstimo. Isto, obviamente, enquanto não tivermos a nossa casa devidamente arrumada em termos económicos. A não ser que se pretenda que o SPORTING também deixe de cumprir com os seus compromissos...
Perante isto, é natural, que a minha maior preocupação incida na gestão do Clube, para que se faça em moldes aceitáveis e não se perca prestígio.
Conheço o nosso actual Presidente, apenas pelo trabalho que desenvolveu no Departamento de Futebol, e que na altura considerei de meritório. E ainda, pela oportunidade e privilégio de uma conversa pessoal de cerca de 2 horas que com ele mantive antes da sua eleição.Da avaliação que pude fazer, fiquei plenamente convencido que reúne todas as condições para recolocar o SPORTING no seu verdadeiro lugar. Tem perfeito conhecimento dos problemas reais do Clube, do meio em que aceitou inserir-se, das diversas personalidades que o acompanharam nesta eleição e vontade em arrumar a casa. Além disso, considero-o um bom gestor com provas dadas, enquanto Administrador do Banco Santander.
Só espero que não lhe falte a coragem para fazer as rupturas necessárias com os que continuam a gravitar no SPORTING para se promoverem pessoalmente ou os seus negócios e actividades.Não quero acabar sem deixar um reparo a um e-mail que circulou e que também recebi, referindo uma forma de estar anormal, por parte do nosso Presidente, aquando da deslocação a Florença.
Este assunto mereceu a minha apreensão, e conviria ser devidamente clarificado. Em que condições terá sido presenciado tal facto? De que jantar estamos e falar?Pela minha experiência de Dirigente, em casos semelhantes, nunca haveria qualquer hipótese a um estranho poder assistir. O jantar entre Direcções, nos jogos internacionais fazem-se sempre na véspera do jogo, reunindo somente os elementos de ambas as Direcções dos Clubes. Apenas é facilitada a presença de jornalistas e fotógrafos durante 5 ou 10 minutos, no início ou final do repasto.
Caríssimos Amigos Sportinguistas, pelo que acabo de expor, entendo que deveremos continuar a acreditar. Apelo ao vosso Sportinguismo para que apoiem cada vez mais o nosso Clube, Atletas, Técnicos e Dirigentes. Temos que fazer parte da solução! Todas as críticas e diferentes formas de pensar são legítimas! Mas há que reconhecer que algumas delas nada resolvem. Apenas servem para desabafar a nossa indignação e sofrimento.
Vamos demonstrar mais uma vez que somos diferentes!
Vamos dar tempo a que se resolva o problema com a Banca para podermos ficar em condições de também investir na equipa de futebol.
Tenhamos fé na resolução financeira que está a ser preparada, a qual certamente nos permitirá a curto prazo tornar a nossa equipa de futebol mais competitiva.


Saudações Sportinguistas e o meu Abraço de Leão
Júlio Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário