segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Caros Amigos:
Permitam-me deixar o meu contributo nesta conversa de quem partilha a paixão pelo Sporting, e que se pretende a favor dum clube cada vez melhor.
Nasci em 1967 e, apesar de ter que apelar à memória, tenho bem presente os gloriosos momentos (alegremente partilhados com o meu pai e o meu irmão) em que o orgulho de ser do Sporting nos deixava de “alma cheia!” – O SCP era o maior nas principais modalidades amadoras: Hóquei, Andebol, Basquetebol e Ciclismo. Arrasávamos no Atletismo e íamos ganhando no Futebol. Neste momento nem sequer temos um pavilhão próprio, junto do estádio onde possamos reunir o máximo de adeptos possível. É inacreditável!

Mas como não chega ter “boas recordações”…também eu acho que de facto as coisas não estão bem no reino do Leão.
Reparem: nas modalidades amadoras, daquelas que enchem pavilhões, só aparecemos no Andebol e no Futsal – e não temos ganho em nenhuma delas!
Quanto ao resto…valha-nos o Atletismo e o Ténis de Mesa.
E quando digo isto não pretendo, naturalmente, que passemos a ganhar sempre, mas temos que o fazer com frequência e naturalidade. Tal como o fazem os outros grandes clubes. Não quero que os meus filhos sejam do SCP só porque é o Campeão (isso fica para os adeptos do FCP), mas quero que eles sintam orgulho nas nossas equipas e nos nossos atletas! E quero, naturalmente, que vivam as alegrias do que é ser-se Campeão! E para isso precisamos de voltar a ter equipas vencedoras e atletas de excelência - precisamos de Livramentos, Carlos Lopes, Joaquins Agostinhos, Carlos Lisboas, Yazaldes, Keitas, Damas, Jordão ou Manuel Fernandes! Não chega estarmos sempre a dizer que o Figo e o C. Ronaldo foram do Sporting.

Se queremos, de facto, que o SCP seja grande é necessário que os adeptos se sintam motivados a comparecer onde quer que o clube vá. E para conseguirmos isto parece-me que a receita é “simples”:
- Equipas COMPETITIVAS nas principais modalidades (é urgente constituir-se grupos de trabalho competentes que atraiam investidores para estas modalidades);
- Equipa GANHADORA no futebol (se são 3 os “grandes” em Portugal, porque não havemos de ser campeões de 3 em 3 anos?);
- Voltar a ter REFERÊNCIAS nas nossas equipas (atletas que ajudem a crescer os jovens formados no clube e que por si só conquistem novos adeptos).

Não basta SERMOS DIFERENTES. TAMBÉM QUEREMOS SER DOS MELHORES!

Como podemos construir esta base? - Se é certo que o Esforço, a Dedicação e a Devoção nos podem ajudar a atingir a Glória, creio que nos falta o principal: Ambição.
É verdade que o actual Presidente não pode ser considerado culpado pelos erros que se têm cometido nos últimos anos, mas também me parece que o que tem vindo a fazer não é suficiente para que o clube adquira outra dinâmica: não chega “crescer ao ritmo de 30 novos sócios por semana”!
Pensemos no exemplo do Futebol sénior: estamos há 8 anos sem sermos Campeões, e para a nossa Direcção está tudo bem. O treinador é “para sempre” e os atletas são intocáveis - mas as bancadas estão vazias, nenhum clube se interessa pelos nossos atletas e sobra desmotivação. E, se é certo que o dinheiro não abunda em lado nenhum (à parte SLB, claro), pensemos em como é que ele poderá surgir…: parece-me evidente que ajuda aparecer na Liga dos Campeões, lutar pelo título de campeão, ter jogadores referência, e a equipa a jogar um futebol atractivo – só assim podemos ter adeptos motivados, perspectivas de rentabilizar os nossos atletas e uma imagem positiva à volta do clube.

Não nos podemos acomodar ao consolo de ver 8 atletas sub. 23, saídos da Academia a perder o acesso à Liga milionária. Seria muito mais importante ter só 4/5, mas ter a seu lado jogadores experientes - esta equipa não tem jogadores habituados a ganhar, atletas “guerreiros”, nem vozes de comando em campo.
Já pensaram no que podia ser diferente se houvesse outra atitude do PB e da Direcção na preparação da equipa para esta época? As contas não exigiam profundos estudos de Gestão: com 1 investimento atempado de alguns milhões de €, conseguíamos outros reforços para a equipa de forma a torná-la muito mais competitiva. É certo que não teríamos nada absolutamente garantido…mas ninguém tem dúvidas que seriam bem maiores as possibilidades de entrar na Liga, de lutar pelo Campeonato e para o ano voltar a ter acesso à Liga dos Milhões. Era um investimento com elevadas possibilidades de retorno em poucos meses - provou-se que com + 2 bons reforços a equipa eliminava a Fiorentina, o que permitiria o retorno imediato de 6 Milhões €. Apetece dizer que também há vida para além da amortização do passivo!

No grupo de trabalho que gere o futebol não parece existir qualquer exigência entre os diferentes elementos. Só protecção mútua. O PB não exige da Direcção e a Direcção não exige do PB. Precisamos que o Presidente exija que treinador e equipa sejam ganhadores. E precisamos que o treinador exija da Direcção jogadores que permitam lutar pelas vitórias!
É certo que não podemos ser ingratos com o PB – poucos treinadores saídos dos Juniores dum clube fariam o que ele fez! E por isso é que ficou 4 anos no Sporting! Também por isso acho que merecia ter saído no fim da época passada - tínhamos todos os motivos: acabava o contrato, a Direcção ir mudar … era o momento ideal de lhe dizer obrigado pela sua dedicação e deixar-lhe a porta aberta para no futuro, com outra experiência adquirida, voltar ao clube!
Mas, infelizmente, perdeu-se essa oportunidade - agora só nos resta 1 saída: ajudar a equipa a ultrapassar da melhor forma possível uma época que se prevê muito complicada. Todos sabemos que a Direcção nada mudará antes de Junho, mas não podemos deixar de reflectir sobre o que deverá ser feito para que o clube saia deste marasmo (e só espero que apareçam muitos e importantes Sportinguistas a sair do comodismo que é deixar tudo na mesma…) - temos que ser objectivos e procurar uma alternativa potencialmente eficaz. Desculpem-me os incondicionais adeptos do P Bento, mas sou dos acham que a sua substituição será fundamental para “revolucionar” o actual Sporting! Precisamos que a Direcção do clube esteja atenta ao mercado e, atempadamente (e não em finais de Agosto!) pense num novo treinador e em reforços muito bem escolhidos, para que quando arrancar a nova época tenhamos um Sporting à imagem do seu historial!

Só um treinador ambicioso e consagrado poderá levar a Direcção a desejar mais do que lutar pelo 3º lugar. Só um treinador que seja um profundo conhecedor do “mundo da bola” pode facilitar o acesso do clube a atletas experientes que venham ajudar a crescer os nossos sub. 23. Pensem em quanto melhor poderiam ser o Patrício, o Veloso, o Moutinho ou o Yannick, se a seu lado tivessem jogadores que sabem o que é ser campeão, que dão um grito de revolta quando as coisas não estão bem ou que resolvem os jogos que não estão fáceis…! É certo que fazer estas mudanças requer imaginação e investimento, mas não podemos esquecer que gerir bem não é só evitar gastos … é essencialmente saber gastar bem e investir melhor.

Acredito que assim voltaremos a ter adeptos empolgados, patrocinadores interessados e os grandes clubes da Europa a querer negociar os jogadores que tão bem formamos. Não vejo outra forma de adquirirmos uma dinâmica de vitória e voltarmos a ser um clube Grande, sem deixarmos de ser um clube Diferente!

Saudações Leoninas!

Carlos Marcelino Martins

2 comentários: