sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Reflexão de um Leão Ferido

Decidida da pior forma a última eliminatória de acesso aos Grupos da Liga dos Campeões, a verdade é que o Sporting foi eliminado com dois empates, tendo um deles sido fruto de uma das piores arbitragens que assisti numa competição europeia, penalizando fortemente o nosso Sporting.

Mas como uma das características do futebol é a ingratidão, o que ficará para a história é que o Sporting não conseguiu a quarta entrada consecutiva na Liga Milionário, é verdade, quarta. Por um motivo ou por outro, por este ou aquele jogador, a verdade é que perdemos 6 Milhões de Euros!

Para mim a mensagem mais importante foi dada pelo Paulo Bento durante o jogo de Florença, quando colocou Tonel a ponta de lança. Creio que devemos reflectir neste acto, de alguém que mais do que ninguém quer vencer e tudo faz para isso, mas nesse momento restou-lhe colocar um defesa central a ponta de lança! Coragem não lhe faltou, mas os recursos eram escassos. Se já temos poucos jogadores, pior ficamos com 4 avançados e um médio ofensivo lesionados!
Paulo Bento não pára de merecer a minha admiração, é na realidade um dos grandes homens que vi a treinar o Sporting. Pouco exige aos dirigentes e aos jogadores apenas exige o mesmo profissionalismo, coragem e dedicação que ele próprio empresta ao Sporting.

Meus caros, mentalizem-se que a única solução é a força da união e de nada vale sermos nós próprios a destabilizar e pedir cabeças. Devemos sim, exigir o máximo empenho dos nossos jogadores. Quanto a aquisições ou mudança de treinadores, a altura próprio para essa discussão é o final da época. Até lá, vamos à luta, todos!

Bom, poderão pensar que já é tarde para estes desabafos ou lamentações, mas confesso que só hoje me recompus do infortúnio de Alvalade e do empate em Florença com o consequente afastamento da primeira divisão europeia. Mas também isto é culpa do Sporting, que nos habituou a estar sempre na nata do futebol europeu. Como disse em 1906 José Holtreman Roquette, queremos o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa. Esta é uma prova que assim foi, é e compete-nos a todos nós fazer com que continue a ser.

Não pensem naquilo que o Sporting deve fazer por nós, mas no que devemos fazer pelo Sporting!

Saudações Leoninas,
Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário