sexta-feira, 16 de janeiro de 2009






Eis o meu Sporting quando for treinador.


Temos ou não temos jogadores para este sistema? É preciso ter coragem...


Rumo ao Titulo


Força Sporting


Norbeto Coelho



3 comentários:

  1. Muito boa tarde a todos os sportinguistas que fazem e participam neste excelente blog.
    Para além de ser muito amigo do Norberto e reconhecer os seus conhecimentos tacticos e depois de passar longas horas a discutir o nosso sporting, venho participar e infelizmente discordar da opinião deixada por ele em relação ao sistema tactico.
    Na minha opinião, o sistema que melhor se enquadra nos jogadores do actual plantel e também uma tactica que historicamente é utilizada no nosso campeonato e na selecção é o 4-2-3-1. Digo isto indo contra os meus principios do que é o esquema ideal porque sempre fui defensor da utilização de 2 avançados, mas temos de nos adaptar às circunstancias e à realidade.
    Assim sendo os 4 da defesa seriam abel, polga, tonel e grimi (sendo que o ideal seria ter outros 2 laterais de muito melhor qualidade), os 2 medios mais recuados com miguel veloso e rochemback, os 3 medios mais adiantados com vuckcevic (esq.) moutinho (centro) e izmailov (dta.) e finalmente liedson na frente.
    O problema que se levanta neste caso é a falta de uma segunda linha para as posições de defesa direito e de medio avançado esquerdo.

    Saudações Leoninas,
    João Bonneville

    ResponderEliminar
  2. Norberto Coelho disse...
    Ilustre amigo,

    É com muita satisfação que te vejo a participar no blogue do Solar do Norte, certo da continuidade, o meu muito obrigado.

    É no debate de diferentes ideias que muitas vezes chegamos a grandes conclusões, neste sentido respeito a tua análise á minha opinião.


    Como dizes e bem, durante longas horas conversamos sobre tácticas e sobre o nosso Sporting, na bela da roulote (com ketchup e Maionese)...
    Hoje tenho a oportunidade de formalizar aquilo que tanto defendo.

    Esta seria a forma como eu gostava de ver a nossa equipa jogar, mas tenho a plena consciência que temos uma idêntidade criada (4x4x2).
    Implementar um 3x5x2 não é de um dia para o outro, é um trabalho que tem que ser planeado no defeso com contractações de jogadores com caracteristicas especificas.

    Olhando para esta equipa consigo ver condições para no futuro termos mais uma alternativa táctca(com mais uma ou outra aquisição), para não ficarmos sempre presos ao 4x4x2 losango.

    Parece que já estou a ver 4 ou 5 jogadores a aparecerem na zona de finalização:)))

    Estás a pensar...é muito bonito atacar e defender????...
    Se repares nas setas do esquema, vês que o Pereirinha, em situação defensiva, recua para lateral, o Moutinho recua para junto M.Veloso.

    Os alas ou acompanham os laterais ou flectem para o meio para um conta-ataque (não estão lá as setas)...

    Expliquei-te no meu entender alguns dos movimentos em processo defensivo, é isto que preocupa a maior parte das pessoas com legitimidade, ás vezes exagerada.

    Não achas que isto vai de encontro ao que dizes ou seja "mandar no jogo"????

    Rumo ao Titulo
    Força Sporting

    Norberto Coelho

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo:


    Embora tardiamente, aqui estou eu a feicitar-te por este blog simpático, tal e qual como é que o clube que o representa, e que de vez em quando nos dá alguma luta.


    Espero sinceramente que consigam um lugar na pre eliminatória da "Champions" porque o tetra será nosso!


    RUMO AO TITULO!!!


    Saudações desportivas


    Hugo Marinho

    ResponderEliminar