quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Rio Ave - 0 Sporting - 1 - Tácticamente Perfeitos

Vitória justa , da única equipa que quis ganhar o jogo, independentemente do golo ter sido obtido de forma irregular.
Não foi nem de longe nem de perto um jogo espectacular à vista, diria que foi um jogo morno numa noite fria.
Mesmo assim é possivel retirar algumas ilações:
Paulo Bento rodou a equipa com a responsabilidade que se exigia e se reparmos em cada sector tivemos um jogador habitualmente titular, na defesa Tonel, meio campo João Moutinho e na frente Helder Postiga.
Quanto a mim, esta opção permitiu que equipa não perdesse algum equilibrio em zonas fulcrais do terreno.
Foi positivo ver a segunda linha do Sporting, digo positivo por sentir uma clara idêntificação assimilação aos processos tácticos pedidos pelo treinador, com um bom espirito de equipa e coesão entre os sectores, talvez por isto não se ter destacado nenhuma individualidade, tácticamente muito bem!!!!
No sector defensivo perspectivo um bom futuro ou seja considero que temos substitutos à altura para um eventual imprevisto que possa acontecer com um dos habituais titulares, a equipa não se ressentirá...
O mesmo não posso dizer do meio campo e do ataque, pois não chega ser só disciplinado tácticamente, têm que se criar desiquilibrios, neste particular não temos soluções à altura para Liedson, Vukcevic, Izmailov e para João Moutinho ...Aqui sim a equipa ressente-se, era preciso que o Romagnoli, Tiuí, Pereirinha e Djaló tivessem uns furos acima, potêncial eles têm não haja dúvida...Basta quererem...e trabalharem para isso sem amuos.
Acredito que estes jogadores quando forem chamados estejam a altura das exigências, se assim não for...não será fácil...
Rumo ao titulo
Força Sporting
Norberto Coelho

3 comentários:

  1. Caro amigo,

    Tendo sido um dos cerca de 2000 apaixonados do futebol que trocaram o conforto do sofá pelo estádio, não me senti defraudado, apesar de se tratar de um jogo para a Taça da Liga.

    Apesar do teste de resistência ao frio que tive que enfrentar, penso que os jogadores sofreram bem mais do que eu, para aguentar 90 minutos naquela temperatura!

    Relativamente ao jogo, gostei de ver que, afinal, o nosso Sporting tem alternativas credíveis e consistentes para o 11 titular habitual, e refiro-me a Carriço e Pereirinha, mas também a Adrien, Tiago e Pedro Silva.

    O Sporting foi a única equipa que tentou vencer o jogo e incutir alguma velocidade. Quanto ao Rio Ave, apenas tentou não perder. Assim, considero um resultado justo apesar de conseguido por um lance irregular.

    Para terminar queria só dizer ao Norberto que, apesar de não morreres de amores pelo Djaló, não vale criticá-lo num jogo onde ele nem ao banco foi!

    Já discutimos várias vezes sobre o Djaló, jogador que eu admiro e tu não, mas na realidade ele normalmente marca quando joga, ao contrário do Postiga, talvez o jogador mais perdulário que alguma vez passou pelo nosso Clube. Talvez se tivesse vindo uns anos antes e tivesse estudado na Escola/academia Sporting marcaria golos como o Djaló. Enfim, não criticarei opções do Paulo Bento, mas por favor, o Postiga? Que mais será necessário para ver que o Djaló ou o Derlei são melhores?


    Saudações Leoninas,
    Fernando Machado

    ResponderEliminar
  2. Meu caro...

    É uma verdade que não morro de amores por o Djaló, mas não foi meu propósito criticá-lo num jogo que ele não jogou.

    Neste momento até está lesionado (ou estava), mas quando se encontra operacional não achas estranho o Paulo não lhe atribuír a titularidade?
    Afinal de contas o Paulo Bento trabalha com ele todos os dias...

    Comparo o Djaló ao Silvestre Varela ao Lourenço e com jeitinho com o Luís Boa morte, é uma opinião pessoal e que tu bem conheces :):)

    O que eu pretendi dizer foi que as nossas alternativas para o ataque, sublinhei o ataque, não estão ao seu melhor nível e que isso preocupa-me sendo que a qualquer momento poderão ser chamados à titularidade e não estarem à altura das exigências.

    Os jogadores que mencionaste são excelentes alternativas e não tenho dúvidas que serão futuros titulares,mas são jogadores do sector mais recuado da equipa, no meu post referi que estou descansado com as soluções que temos do meio campo para trás.

    Uma curta análise com linguagem futeboleira:

    Postiga trabalha muito para o Liedson durante um jogo, segura bem a bola e sabe jogar com o apoio que vem de trás...é um facto que anda um pouco perdulário é uma questão de mais confiança.
    Ainda vou receber um telefonema teu a festejar golos decivos do Postiga::)))))

    Djaló não adianta ter muita velocidade se não sabe ter a bola nos pés...talvez fosse mais produtivo numa ala...
    O que lhe vai valendo são os golos que tem marcado com bom sentido de oportunidade.

    Espero também ligar-te para festejar golos do Djaló será bom sinal::)))

    Rumo ao Titulo
    Força Sporting

    Norberto Coelho

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez cumprimentos a todos,

    Quero começar por cumprimentar todos os que participam neste blog e que eu não conheço, o unico que conheço e com quem partilho a maioria das vezes que vou ver os jogos do nosso SPORTING é o Norberto e devido a esse facto onheço bem as opiniões dele e ele as minhas.

    Fazendo uma associação entre esta noticia e o que eu realmente quero comentar é o facto da pouca qualidade que se viu no jogo do SPORTING em Vila do Conde.

    Começando pela opinião que tantas vezes ouvi do Norberto é que está cansado de ver o SPORTING jogar bem e não ganhar nada e que este futebol é que garante os resultados que todos queremos.

    Mas eu em parte partilho desta opinião mas sem chegar a tanta falta de qualidade. Um clube com a grandeza do nosso tem obrigação de fazer mais e melhor. Não consigo aceitar o futebol jogado com base numa defesa sólida e em busca de um ataque eficaz, ou seja, aproveitar ao maximo as poucas oportunidades criadas na baliza adversária. Como sportinguista tenho de pedir mais. Temos a obrigação de ser uma equipa que mande no jogo e imponha um ritmo mais forte no ultimo terço do terreno. Para alem deste facto o SPORTING é uma equipa que não pressiona, dá total liberdade para as equipas adversárias terem posse de bola. Para terminar o facto que me leva a exigir (muito) mais é que o Paulo Bento já treina esta equipa à 3 anos, practicamente com o mesmo plantel, fazendo apenas pequenos ajustes e tirando a 1ª época em que se via futebol com alguma qualidade graças ao facto de marcarmos sempre no inicio das partidas, daí para cá não se consegue ver qualidade no futebol do SPORTING, qualidade essa que eu tenho de exigir a uma equipa com a nossa grandeza.

    Não estou a criticar os resultados finais nem os titulos conquistados, mas sim a forma como eles têm sido conseguidos.


    Saudações Leoninas,
    João Bonneville

    ResponderEliminar