quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Continuará?

Filipe Soares Franco disse que não se recandidatará. Não tem relevância. Ninguém lhe perguntou nada e ainda pode ou não cumprir com a palavra, como já aconteceu.
Mais importante é analisar o seu legado.
O Sporting tinha em Julho de 1999 um Passivo de 6 milhões de contos ( 30 milhões de euros); vidé entrevista de Roquette ao Record:
http://estadio2.no.sapo.pt/entrevista_roquette_record1999.htm.

Mas o Sporting tinha também um Património valiosíssimo em terrenos. Os tais terrenos inertes que era necessário rentabilizar....
Sete anos depois a equipa de Roquette, mais FSF, mais Dias da Cunha e outros, do famoso Projecto Roquette atiraram o Sporting para um Passivo de 270 milhões de euros ( ou mais....).

Ora FSF aparece depois como o bombeiro que vai apagar o fogo ( Passivo) que ele ( e outros da Direcção) mesmo ateou. O "pirómano" virou "bombeiro"!
Mas a redução do Passivo não é, nem foi feita, com qualquer acto mágico ou racional de Gestão.
O Passivo foi diminuido pela redução do Activo, vendido à pressa, sem concurso e com comissões de venda principescas. O Sporting perdeu o Património, perdeu os terrenos onde edificavam esses bens, perdeu as receitas dos arrendamentos. Está a perder, porque tem de pagar os arrendamentos aos proprietários actuais ( só da Sede paga 13 000 euros por mês de renda do 7º andar do Edificio Visconde Alvalade- entrevista de FSF ao Record recente).
Obviamente ganhou a redução do Passivo e poupa os juros correspondentes.
Mas quem comprou o Património aplicou o Capital e o seu custo( juros), e, agora, recebe os arrendamentos; daqui resulta o seu lucro e a perca do Sporting.
Mas agora vem pior, ou viria, FSF predente esvaziar o Sporting Clube de Portugal passando a Marca, os simbolos, os direitos de "merchandising" e de TV para a Sporting SAD. Idem da Academia( terrenos próximos do Novo Aeroporto de Alcochete....) e do Estádio. A seguir via os VMOC vende a SAD. Outra vez vende Activos( que reduz) , para reduzir Passivo.

No final, se fosse concretizado, teríamos uma entidade, uma SAD, desprovida de Activos e com menor Passivo. O Sporting Clube de Portugal existiria sempre mas pobre e pequeno, canibalizado. E haveria uma SAD propriedade sabe-se lá de quem ( mas com Passivo menor....).

Este é uma parte do seu legado. Mas há mais. Deixa um Sporting dividido, partido ao meio. Deixa um Clube com um número de sócios diminuto. Deixa um Estádio às moscas, com as "game boxes" com vendas ridículas apesar dos preços de saldo.
Mas também fez coisas boas: Por exemplo deixa uma imagem de seriedade e elevação. É popular entre os nossos adversários. Gasta com parcimónia.

Conclusão: FSF seria uma boa opção se aplicasse boas politicas, porque parece bom Gestor.

Gabriel

2 comentários:

  1. Caro Gabriel,

    Apesar de alguns dados factuais que referes serem irrefutáveis, outros porém são o espelho dos medos e preconceitos de parte dos sócios do Sporting que negaram ao FSF a continuidade do seu projecto, discutível mas extremamente inovador.

    Este medo ao que é novo, diferente e inovador é muito característico dos portugueses, mas na realidade já se perderam enormes oportunidades com o nacional porreirismo do deixa andar.

    Não é isto que desejo para o Sporting do sec. XXI, é um Sporting que quebre barreiras e, como é seu timbre, continue na vanguarda da gestão desportiva, senão vejamos:

    - pioneiros na criação da SAD;
    - pioneiros na entrada em bolsa;
    - pioneiros na construção do novo estádio;
    - pioneiros na construção de academias;

    Queremos continuar! Foi com este espírito de esforço, dedicação e devoção dos portugueses do séc. XV e que proporcionou a glória dos descobrimentos!

    Assim, acredito que este novo projecto de FSF, como ele disse apenas comparável com o modelo do Barcelona, teríamos uma nova era da Gestão Desportiva de Clubes à imagem empresarial e com resultados financeiros positivos.

    E Gabriel, acima de tudo, FSF é o único a apresentar soluções para o nosso Sporting, a pensar Sporting. Levantar ou elencar problemas todos conseguem, é muito fácil, basta saber ler documentos ou dar ouvidos aos nossos adversários. Mas assim não! Prefiro ser sempre um escudo no Sporting Clube de Portugal. Prever o futuro e apresentar propostas é mais difícil, mas é disso que o Sporting precisa. Enfim...

    Quanto ao resto: sócios, assistências, etc., vem por acréscimo e está directamente ligado com o título que precisamos de ganhar.

    Abraço,
    Fernando Machado

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando,

    Justamente e seguindo a tua linha de raíocinio, ficou ainda mais preocupado com o futuro, ou seja:

    O próximo Presidente vai dar continuidade?
    Ou vai meter "uma marcha atrás"?

    Tu dizes FSF é demasiado inteligente,pergunto-te mas não é disto que precisamos?
    Para mim a inteligência é ter a capacidade de colocar em prática os conhecimentos que se tem, FSF podia continuar a faze-lo.
    É certo que ele tem a sua vida pessoal, mas a mim o que me preocupa é o SCP, se todos os inteligentes que lá passarem saírem ao fim de 1 ou 2 mandatos pelas vidas pessoais, dificilmente saíremos do sitío...

    Até neste particular somos gentleman´s demais, o Senhor quer saír e nós como sempre temos que compreender e aceitar...
    E o Sporting no meio disto?

    FSF tem que perceber o impacto que a sua saída poderá vir a ter, e não me venham dizer que não há insubstituíveis,considero que as pessoas são insubstituíveis em tempo útil ou seja, enquanto desempenham bem as suas funções.
    E como se diz no futebol equipa que ganha não se mexe.

    Como disse anteriormente, repito que é esta a forma que encontro para apoiar a continuidade de FSF, sem elencar ou levantar problemas.

    Rumo ao Titulo
    Força Sporting

    Norberto Coelho

    ResponderEliminar