quarta-feira, 26 de março de 2008

TAÇA DA LIGA ...

Começou mal o dia 22 de Março! Estava eu a tomar o meu café matinal quando, confrontado com a capa de um jornal desportivo, levo o primeiro murro no estômago do dia, “Carlos Martins em avaliação pelo Benfica”.

Caros Martins foi para mim o “Último dos Moicanos”. Talvez o último jogador do nosso Sporting a sentir orgulho por vestir a camisola Verde e Branca, depois do saudoso Ricardo Sá Pinto. Realmente, pior do que vê-lo partir seria vê-lo chegar, mas para o outro lado da segunda Circular!

Mais tarde, começou o jogo pelo qual esperei todo o dia e não fosse a gripe que me invadira o corpo, teria feito 600 km, do Porto ao Algarve, para ver o que para mim seria a vitória da primeira Taça da Liga pelos Leões. Mas assim não foi, os Leões foram na verdade Leõezinhos, temerosos do futebol de Setúbal. Foi uma equipa demasiado expectante para a grandiosidade do Sporting, demasiado atabalhoada para quem é um grande e muito pouco ambiciosa para o passado do Sporting Clube de Portugal.

Considerei este jogo essencial para as batalhas seguintes. Esta vitória colocaria os índices de confiança a níveis elevados, factor fulcral para conquistar a Taça UEFA, Taça de Portugal e conseguir o 2º lugar da Liga. Agora tudo está ainda mais difícil, mas nunca deixarei de acreditar nos nossos guerreiros. Irei com eles até ao fim!

E por haver ainda conquistas a realizar, não seria de bom tom criticar ou atribuir a culpa da derrota a alguém em particular. Apenas dizer que não gostei da forma natural com que Paulo Bento encarou esta derrota. Não jogámos contra nenhum colosso Europeu, nem tão pouco um grande de Portugal. Jogámos contra uma equipa que há 2 anos estava na segunda liga e em Dezembro ficou mais fragilizada com a saída de algumas peças importantes. Paulo Bento deveria “puxar as orelhas ” aos jogadores que sabem e podem muito mais.

Tal como já tive oportunidade de referir no programa “A bola é redonda” do Porto Canal, gostei de ver vozes como Fernando Mendes, ex-jogador do Sporting, denunciar num jornal desportivo a falta de elementos na equipa directiva e/ou técnica que conheçam e saibam transmitir a mística Leonina aos novos jogadores, sejam eles oriundos das camadas jovens ou do estrangeiro. Só as referências do passado ajudarão a criar as referências do futuro!

E como jeito de remate, porque a conversa já vai longa, deixo um pedido: na preparação da próxima época, analisem a equipa do Setúbal, do Guimarães e do Belenenses. Podem encontrar pedras preciosas no seu estado bruto, mas prontas a ser polidas no laboratório de Alcochete. Vá para fora cá dentro!

Saudações Leoninas,
Fernando Machado

2 comentários:

  1. costuma estar alguém no Solar, na rua do Bonfim? onde é q consigo o contacto de um dos responsáveis? obrigado.

    ResponderEliminar
  2. COMUNICADO 3 / 2008


    No seguimento da recente proposta da Direcção do Sporting Clube de Portugal, a ser sufragada na próxima AG do próximo dia 28, a AAS informa que:

    1.Aguardou serenamente pela sessão de esclarecimento proposta pela Direcção do Clube.

    2.Não se considera totalmente esclarecida quanto aos reais propósitos da operação proposta, preferindo uma reformulação da mesma em diferentes moldes, aproveitando as ideias-chaves positivas que a mesma proposta tem.

    3.Os principais pontos a necessitar superior esclarecimento são:

    a.A passagem da Academia para a Sporting SAD não contempla nenhuma amortização à actual dívida de 72 M€ do clube perante aquela.

    b.A passagem da Academia para a Sporting SAD nos moldes propostos representa uma clara mais valia para os accionistas da SAD em detrimento do clube, dada a prevísivel valorização dos terrenos em causa

    c.As VMOC’s podem ser convertiveis para acções caso o Sporting não consiga, no prazo de 5 anos, angariar os 60 M€ necessários para distribuir pelos investidores das VMOC’s. Qual é, então, a estratégia do clube para, no espaço de 5 anos, angariar tal quantia?

    d.A conversão das VMOC’s em acções da Sporting SAD resultarão num aumento de capital, em que o Sporting Clube de Portugal perderá a maioria do capital social na SAD. Ainda que detentor de acções de categoria A – que permitem o bloqueio de determinadas decisões da Admnistração daquela empresa, como seja a alienação de património, a gestão do futebol do clube ficará totalmente nas mãos de investidores. Com tudo o que uma visão puramente economicista pode transportar de negativo para um clube desportivo.

    e.A passagem da Sporting Comércio e Serviços para a Sporting SAD representa um claro défice ao nível ético, visto que o vendedor dos direitos televisivos tornar-se-ia igualmente o comprador.

    f.É referido pela Direcção do clube que pretende investir no Projecto Desportivo. Que Projecto Desportivo é este, quais as suas linhas de orientação mestras e qual o seu planeamento estratégico?

    4.Nestas condições e perante as dúvidas referidas, não considera ser plausível, aceitável ou responsável passar carta branca a ninguém, com todo o respeito que os orgãos sociais do clube nos merecem.

    5.Lamenta a forma como a Direcção do clube procura impor a sua decisão, revelando a sua decisão de se demitir, caso a proposta colocada a sufrágio não seja aceite. Totalmente inaceitável, no sistema democrático em que vivemos.

    6.Por tudo isto, a AAS votará em bloco “Não” e apela à mobilização dos restantes associados do clube bem como ao seu voto responsável!

    Porém, mantemos a confiança que os orgãos sociais do clube consigam alterar a referida proposta indo ao encontro das preocupações dos associados.



    Comité Executivo
    Associação de Adeptos Sportinguistas

    ResponderEliminar