quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Um mero tema de reflexão: será que a politica de comunicação do SCP, por comparação com a dos rivais, é a mais correcta face à conjuntura?

Na minha perspectiva a resposta é não. A equipa do SCP é actualmente respeitada ao contrário do que acontecia. Diria até que é, para consumo interno, uma equipa temível para os adversários. Muitos factos comprovam objectivamente esta opinião. Basta para tal enunciar dois: o FCP nos dois últimos jogos com o SCP, moldou o seu esquema táctico ao do adversário; O FCP, no último jogo, acabou encostado à sua baliza a defender “desesperadamente” o resultado ( os apanha bolas desapareceram e as bolas também). Os Jornais desportivos passaram a ter um discurso de maior respeito para com a equipa, atribuindo-lhe favoritismo onde outrora questionavam por quantos ia perder.

A equipa é respeitada. Consequentemente o seu treinador terá que ter um discurso consonante com tal realidade o que levará os jogadores a assimilarem, de uma melhor forma, esta nova realidade e a assumirem dentro de campo o efectivo controle do jogo o que muitas vezes não acontece. Por outro lado, os dirigentes terão que ter um discurso de defesa intransigente dos interesses do SCP, terão que reforçar a imagem de força da equipa e “atingir”, sem contemplações, aqueles que prejudicam o SCP. Este Sr. Proença se tivesse a noção que iria ter uma reacção demolidora de certeza que não se dava a veleidades de vir defender o indefensável. Se o SCP fosse temível para os adversários fora do campo como o é dentro dele, de certeza que o Sr. Proença teria tido a coragem de apitar correctamente o jogo não prejudicando um dos intervenientes, como descaradamente o fez.

Qualquer leigo sabe que a prevenção é bem melhor que a reparação.
Sem deixar de ser um clube diferente – porque de gente educada – o SCP não pode perder o respeito que, ao fim de tantos anos, a sua equipa soube alcançar.

Acabou o Natal e a Páscoa só falta acabar com alguma incredulidade interna. A equipa de futebol é respeitada e temida, consequentemente o SCP terá que comunicar nesse registo.

Não basta ter uma boa equipa é necessário acompanhá-la.

1 comentário:

  1. Se a minha memória não me atraiçoa, creio que a gestão da comunicação nunca esteve de acordo com os interesses do clube, demasiado "politicamente correcto" para o mundo do futebol, nomeadamente no pós João Rocha.

    Penso que a equipa que neste momento se encontra no Departamento de Comunicação e imagem é jovem e capaz, apesar da falta de experiência e de alguma dureza demonstrada nos confrontos com a comunicação social. Mas tal como a nossa equipa e o nosso treinador, também jovens, creio que o tempo irá trazer essa mais valia que ainda falta. Mas enquanto isso não sucede, todos nós, sócios e simpatizantes, teremos de ser também comunicadores e transmissores da posição Sportinguista na sociedade civil.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar