sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A HISTÓRIA DO DESASSOSSEGO ( Parte I )

Ao contrário de muitas outras histórias, esta começa pelo fim.

Para alguém como eu que, com o passar dos anos, tem arrepiado caminho em busca da racionalidade, é, inexplicável, que, paralelamente, o meu desassossego sportinguista vá aumentado de forma exponencial.
Cada vez é mais difícil assistir a um jogo sem me atormentar até às profundezas do meu ser.
Não tenho vergonha de dizer que é verdadeiro amor aquilo que sinto pelo meu clube. Só que ao contrário do amor que sinto pelas minhas mulheres, e são quatro, este é desgastante e, muitas das vezes, angustiante. É caso para dizer que nem eu sei porque tanto sofro.
Depois de alguma reflexão sobre esta temática, concluí que as vitórias são muito saborosas, mas o que realmente alimenta este “amor” desassossegado é o sofrimento decorrente da incerteza dos resultados. Ou seja, não é a vitória mas o caminho para ela. Não querendo ser mais sportinguista do que os outros, porque não o sou, mas nascer e viver no Porto sendo do SCP alimenta abundantemente o amor pelo clube. Não é um amor forjado no regionalismo, nem no facto dos vizinhos serem todos de determinado clube. É um amor sedimentado na adversidade. É verdadeiro e vai acompanhar-me, como poucas outras coisas, até ao último dos meus dias. Faz parte do meu ser é parte constitutiva da minha personalidade, enfim, faz parte integrante da minha vida. Não é uma segunda pele, é matiz da minha própria pele.
Nota: não sou fanático, mas apenas um homem que gosta do Sporting e de futebol.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

LIGA DOS CAMPEÕES 2007/08 - GRUPOS


Penso que, tal como no ano passado, ficamos num grupo com um elevado grau de dificuldade e bastante equilibrado. Na minha perspectiva o colectivo mais forte é o do Man. United, ficando a luta pelo segundo lugar em aberto para o Sporting, Roma e Dinamo de Kiev. A passagem aos oitavos de final está ao alcance do nosso Sporting, apesar de antever uma luta bastante difícil, inclusivamente para a disputa do terceiro lugar, que dá acesso à Taça UEFA.
Saudações Leoninas,
Fernando Machado
Um mero tema de reflexão: será que a politica de comunicação do SCP, por comparação com a dos rivais, é a mais correcta face à conjuntura?

Na minha perspectiva a resposta é não. A equipa do SCP é actualmente respeitada ao contrário do que acontecia. Diria até que é, para consumo interno, uma equipa temível para os adversários. Muitos factos comprovam objectivamente esta opinião. Basta para tal enunciar dois: o FCP nos dois últimos jogos com o SCP, moldou o seu esquema táctico ao do adversário; O FCP, no último jogo, acabou encostado à sua baliza a defender “desesperadamente” o resultado ( os apanha bolas desapareceram e as bolas também). Os Jornais desportivos passaram a ter um discurso de maior respeito para com a equipa, atribuindo-lhe favoritismo onde outrora questionavam por quantos ia perder.

A equipa é respeitada. Consequentemente o seu treinador terá que ter um discurso consonante com tal realidade o que levará os jogadores a assimilarem, de uma melhor forma, esta nova realidade e a assumirem dentro de campo o efectivo controle do jogo o que muitas vezes não acontece. Por outro lado, os dirigentes terão que ter um discurso de defesa intransigente dos interesses do SCP, terão que reforçar a imagem de força da equipa e “atingir”, sem contemplações, aqueles que prejudicam o SCP. Este Sr. Proença se tivesse a noção que iria ter uma reacção demolidora de certeza que não se dava a veleidades de vir defender o indefensável. Se o SCP fosse temível para os adversários fora do campo como o é dentro dele, de certeza que o Sr. Proença teria tido a coragem de apitar correctamente o jogo não prejudicando um dos intervenientes, como descaradamente o fez.

Qualquer leigo sabe que a prevenção é bem melhor que a reparação.
Sem deixar de ser um clube diferente – porque de gente educada – o SCP não pode perder o respeito que, ao fim de tantos anos, a sua equipa soube alcançar.

Acabou o Natal e a Páscoa só falta acabar com alguma incredulidade interna. A equipa de futebol é respeitada e temida, consequentemente o SCP terá que comunicar nesse registo.

Não basta ter uma boa equipa é necessário acompanhá-la.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Grande Sporting

Sendo esta a uma primeira mensagem gostava de começar por destacar aqui o alto desempenho da equipa de marketing do Sporting que através da campanha "Ao vivo é outra coisa" angariou mais 1938 novos sócios . É de realçar também a iniciativa de por um treinador da equipa principal a convidar os detentores de lugares anuais a renovarem a sua cadeira. Temos um grande clube, com um grande presidente e um óptimo plantel.
Mas as 31 006 gameboxes vendidas até ao momento, não nos adiantarão de nada se não tivermos bons arbitros e reprentantes/dirigentes do futebol português à nossa altura.
É impressionante um arbitro que ficou em primeiro lugar no ranking dos arbitros nacionais ter confundido um atraso com um corte no último jogo com o FC Porto. Tentamos angariar espectadores para o futebol cujo número tem vindo a diminuir, e estes senhores gostam de estragar o nosso trabalho. Deixem o futebol ser bonito! Viva o Sporting, e parabéns Solar, pela ideia do Blog.

Em Madrid

O jogo em Madrid foi cancelado como sabemos. Curioso, foi "cancelado" e não "adiado", o que seria mais lógico.
Melhor assim, mas não por estes motivos. Assim teremos mais tempo para descansar e preparar o jogo contra o Belenenses.
A nossa equipa precisa de trabalhar muito para atingir os niveis da segunda volta do campeonato; também perder 5 jogadores do onze titular.

Assumir Responsabilidades

Errar todos erramos, é no entanto importante saber assumir os erros, pois só quando tal acontece somos capazes de os evitar no futuro.

O árbitro Pedro Proença foi aquele que em 2006/ 2007 teve a mais alta pontuação dos árbitros de 1ª categoria, esta avaliação exige responsabilidade, para ele e para aqueles que tão altas pontuações lhe atribuíram durante a época passada.

Desde que o Sr. Pedro Proença foi "galardoado" com a melhor avaliação da época, este dirigiu 3 jogos oficiais: a final da Taça de Portugal (talvez como prémio), o Vitória Guimarães vs Vitória de Setúbal e o FCPorto vs Sporting.

Na final da Taça, todos nos recordamos do penalty não assinalado nos primeiros minutos de jogo, no jogo entre Vitórias, segundo é dito por toda a crítica, prejudicou o Guimarães ao não assinalar um golo limpo, agora no fim de semana foi o que se viu. Para cúmulo, vem ainda dizer que tem consciência que a sua decisão foi correcta no lance que dá origem ao livre indirecto.

Parece-me evidente que o Sr. Pedro Proença deveria ser excluído das próximas nomeações, dando-lhe tempo para pensar na sua actuação nestes últimos 3 jogos. Se tal não acontecer, a mensagem que lhe é passada pelos seus superiores será de que tudo está bem, e que este poderá continuar a tomar decisões erradas.

Como tal, digo aos Srs da arbitragem: assumam as vossas responsabilidades

Ou será que as estão a assumir, e eu é que sou anjinho

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

F.C.Porto - SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Desde a primeira vez que vi o lance (na televisão), não me restou qualquer dúvida que Polga quase no chão e em desequilíbrio, não queira mais senão cortar um lance perigoso que isolaria Postiga já perto da baliza do nosso Sporting. Que o árbitro tenha agido mal, talvez não aguentando a pressão do jogo, já estamos habituados, mas o que realmente me impressiona é a forma desonesta como a imprensa de hoje tenta crucificar o nosso guarda redes que, tal como eu, não teve qualquer dúvida quanto ao corte do Polga. Saliento a análise de antigos árbitros e de comentadores esclarecidos como Rui Santos que também não viram nenhum passe ao Guarda-redes.

Não gostei da forma demasiado politicamente correcta com que Paulo Bento comentou este lance, bem como todo o jogo, não defendendo os interesses do nosso Sporting para os próximos encontros com este árbitro. Devemos vincar a nossa insatisfação com lances incorrectamente ajuizados pelos árbitros e que definem resultados e campeonatos. O Sporting tem que deixar de ser o coitadinho, o clube simpático e correcto, que os árbitros não respeitam nem têm medo de prejudicar. Senão veja-se as 3 cotoveladas dos jogadores do Porto bem como a entrada do Quaresma sobre o Miguel Veloso, lances anti-desportivos e passíveis de penalização com os cartões adequados. O árbitro não viu e ... poucos falam!!! Porque será??????
Saudações Leoninas,
Fernando Machado